BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 6 de junho de 2009

Cultura - Festa junina

FESTA JUNINA
.
Texto coletivo da turma E

Uma festa junina é uma festa que vários grupos de pessoas comemoram. Essa festa faz parte da cultura brasileira, mas se originou na Europa. Nela comemoramos o dia de, Santo Antônio, o santo casamenteiro que te arruma um marido bem bom, mas não podemos nos esquecer de São João. A festa junina é muito boa para se divertir, podemos, comer brincar e dançar quadrilha.
.
Numa festa Junina tem comidas típicas como mane - pelado, pé de moleque, pipoca, arroz doce, brigadeiro, canjica, bolo de fubá, bolos, doces, beiju, pamonha, pipoca. Tudo muito gostoso.
.
Tem brincadeiras de montão e uma que muitas pessoas acham a melhor é a pescaria, quando você pesca peixes, ganha muitos prêmios como bola. Tem outras brincadeiras muito divertidas como a corrida de saco, corrida do ovo na colher, pau-de-sebo, correio elegante, cadeia e várias outras.
.
A dança também é tradicional, nela as meninas dançam com os meninos todos vestidos de caipiras, as roupas são uma graça, vestidos coloridos, bem fofos, de chita, floridos, rodados e com ceroulas por baixo. Os meninos usam camisa xadrez, calça remendada e chapéu de palha.
.
A dança é, a melhor do mundo e quando é realizada nas escolas todos os pais vão ver seus filhos dançando porque gostam muito dos filhos e também gostam muito da dança da escola.
.

Os passos da dança são vários: as damas cumprimentam os cavalheiros e também eles as cumprimentam aí sai namoro na roça, casamento com delegado e pai da noiva. Tem muitas coisas lindas tipo a dança da cadeira, caracol, cavalinho, dança da fita. Tem coisas engraçadas como a ponte quebrou, olha a chuva, olha a onça, olha a formiga, aí os meninos cavalheiros pegam as meninas nos braços para salvá-las. São muitas boas.
.
Não podemos esquecer da decoração da festa as bandeirolas são muito coloridos e Você ainda pode fazer fogueira.
.
A festa junina é mesmos uma festa bonita e muito boa, por isso vamos fazer parte dessa tradição.

0 comentários: